Adesivos personalizados? Entenda como…

Há cerca de 8 anos atrás eu começava a minha empreitada no ramo de adesivos personalizados. Na época eu não tinha direção, tão pouco o youtube tinha tanto conteúdo sobre o assunto como hoje. Foi tudo muito intuitivo e com muitos erros e acertos…

Eu costumo brincar que cada um deve encontrar o seu caminho das pedras, o seu veio dourado de onde extrairá muitas riquesas. Para alguns este caminho ou veio dourado é trabalhar vendendo adesivos personalizados, para outros é sublimação e em alguns casos até mesmo o bordado digital.

Basicamente quase nunca o que planejamos é o que de fato vai acontecer e se tornar realidade. Por isso antes de começar a pensar em vender adesivos personalizados eu gostaria de te recomendar o principal, mente aberta.

Eu encontrei este veio dourado vendendo adesivos personalizados para festas infantis.

Como vender adesivos personalizados

Sim, esta foto esta rodando a internet, mas a mão é minha… Foi uma estratégia de marketing interessante na época, mostrar adesivos personalizados manipulados com luva….

Pra você pode acontecer de qualquer forma na verdade, por isso, mente aberta.

Para fazer este tipo de item você precisará levar em conta alguns fatores, em ordem.

  1. Conhecimento
  2. Equipamento
  3. Processo
  4. Vendas

Conhecimento – Estudando os Adesivos Personalizados

Antes de começar, entre em imersão total em conteúdos deste gênero. Assista vídeos, visite lojas, faça o possível para se conectar com pessoas do mesmo universo. Você pode inclusive entrar em alguns dos grupos do whatsapp/telegram clicando aqui.

Para óbvio, mas sem conhecer a fundo o que vai fazer erros bobos porém caros podem aparecer. Como por exemplo comprar milhares de folhas de papel couchê e descobrir na prática que não vai conseguir imprimir na sua impressora jato de tinta. Consegue compreender?

Tente entender tudo o que você precisa para começar. Tipos de papeis, suas diferenças, tipos de impressão, o que pode e o que não pode ser feito.

Passe da camada superficial do planejamento e ataque com toda sua força de vontade e foco o que deseja fazer. Com isso se torne de fato o melhor (mesmo que ainda no campo da imaginação) e conheça tudo sobre o seu futuro negócio.

Equipamento – O que eu preciso para fazer os Adesivos Personalizados?

Pode parecer estranho, mas é fortemente recomendado perguntar à outras pessoas que vivem de personalizados sobre os equipamentos antes de começar ou comprar.

Ver Reviews na internet pode não ser uma boa opção de parâmetro de fato. E porque? Simples… Impressoras “caseiras” ou para escritórios como as epsons que utilizamos tem diversos tipos de usos, os mais comuns, xérox e documentos…. Então você pode ouvir opiniões que não estejam ligadas ao que você quer fazer.

Comprou ou seu equipamento? Não? E como você acha que irá produzir estes adesivos personalizados se você não tem os meios para isso?

Esta é a hora de pensar sobre como por isso tudo em prática. Você já estudou, já conhece o que vai fazer, como fazer e quais equipamentos comprar. Mãos na massa, tire seu projeto do papel e comece!

O Processo – Criando um sistema…

Agora que você já tem o material necessário para começar, você precisa definir claramente o seu processo. Em todas as empresas, temos os processos de fabricação, que funcionam como engrenagem. De fato é necessário criar e seguir este processo.

Para dar um exemplo mais fiel, veja como eu fazia.

  1. Atendimento ao Cliente – Primeiro contato
  2. Processo de criação de artes
  3. Envio da arte para aprovação
  4. Arte aprovada pelo cliente
  5. Impressão
  6. Corte
  7. Conferência e embalagem
  8. Envio

Por outro lado é claro que você precisa compreender que esse processo poderá ser modelado com o tempo.

Enfim, fique aberto ao que chega até você.

Logo depois você vai precisar do principal, vendas.

Vendas – O Pilar do negócio de personalização

Você já deve ter se perguntado como realizar vendas afinal de contas, é isso que vai manter seu negócio funcionando.

Há diversas formas de conseguir vendas, mas antes de começar a participar de leilões para conseguir clientes em grupos abertos do Facebook, respire fundo e tente decidir qual tipo será o seu negócio.

  • Misto
  • Local
  • Online

Neste três tipos de negócio poderemos vender adesivos personalizados exclusivamente online, exclusivamente em uma loja ou local físico ou a combinação dos dois.

Definir como você vai trabalhar com personalizados é importante para escolher da melhor forma, como conseguir novos clientes. Irei aprofundar um pouco mais as formas de vendas em outro post.

Mas tenha em mente, é preciso saber vender compreende? Afinal, saber fazer é apenas uma parte do negócio.

Mãos na massa…

Eu abordei diversos assuntos aqui… Mas se é o primeiro post do assunto que você esta lendo, você pode estar pensando… Legal! Mas como eu faço o bendito adesivo personalizado?

Você vai precisar simplesmente de uma impressora com tinta corante, papel adesivo fotográfico, um computador e força de vontade! Além disso você precisará cortar estes adesivos e há algumas formas de fazer isso… Plotter de Recorte, profissionais ou de entrada ou até mesmo furadores e guilhotinas (sim… foi assim que eu comecei…)

Neste vídeo, um pouco antigo… Eu falo sobre os principais itens necessários… Mais uma forma de se aprofundar =)