Como fazer adesivos? Entenda…

A primeira coisa que você precisa entender é há duas formas de fazer adesivo.

  • Adesivos impressos
  • Adesivos recortados

Logo fica mais fácil definir o que você quer aprender a partir destes dois pontos. Os adesivos impressos são feitos imprimindo sua arte ou imagem em uma folha adesiva pois é inviável fazer adesivos “em casa”, ou seja, produzindo o papel, liner e cola.

Já nos adesivos recortados temos exemplos em vinil. Geralmente temo um vinil de cor única onde recortamos utilizando uma plotter de recorte. O adesivo final terá uma única cor ou cores em camadas. Mas este processo não requer impressão.

Um exemplo desta técnica você pode ver aqui, quando eu fiz copos personalizados com adesivos em vinil recortado.

Adesivos impressos ou simplesmente recortados?

Você precisa entender que em qualquer uma das situações você precisará de equipamentos. Para adesivos impressos, impressora laser ou jato de tinta e papel fotográfico ou vinil adesivo imprimível. Já para adesivos recortados precisará de vinil em cores e de um plotter de recorte. Levando em conta seu projeto atual, o que se enquadra mais na opção? Vamos levar isso em conta enquanto ainda estamos planejando… O que eu preciso para fazer adesivos? Vou dividir isso em duas categorias, adesivos impressos e adesivos recortados.

O que preciso para fazer adesivos impressos?

Para fazer adesivos impressos, você vai precisar destes itens:

  • Papel fotográfico ou Vinil para impressão
  • Tesoura ou furadores para o corte
  • Arte ou imagem para impressão.
  • Estilete ou guilhotina
  • Podemos substituir estes por um plotter de recorte.

Leve em conta que há diversas possibilidades aqui. Com o tempo você descobrirá e certamente lucrar uma boa grana com isso. A saber, adesivos feitos em papel fotográfico desbotam com o tempo se não forem laminados (cobertos com plástico, como o contact) e logo não podem ser utilizados em carros ou ambientes externos.

Igualmente adesivos em vinil são mais duráveis mas, leve em conta, todo impresso desbota. O que muda é o tempo que ele levará para acontecer.

O corte do adesivo é fundamental… Como fazer adesivos sem entregar cortado ao seu cliente?

Enfim, por este motivo adicionei a lista itens para corte. Com exceção do plotter de recorte, você só poderá cortar em formatos redondos e quadrados. No caso dos furadores, cortes em formatos específicos, como escalopado, borboletas e muitos outros.

como fazer adesivos personalizados furadores circulares

Como fazer adesivos recortados?

Adesivos recortados precisam ainda mais do plotter de recorte. É com esta ferramenta que você irá realizar cortes em qualquer formato que planejar. Então você poderá fazer logotipos, faixadas, banners simples, adesivos para carro e muito mais.

Como fazer adesivos

Exemplo de adesivo feito em vinil com sobreposição de cores.

Este tipo de adesivo é feito em vinil em cores, e tem uma resistência boa ao tempo.

Basicamente você irá precisar:

  • Um plotter de recorte
  • Vinil adesivo em cores
  • Estilete
  • Máscara de transferência

Basicamente você irá recortar o material no plotter, em seguida irá realizar a depilação. Depilação, caso você não compreenda o termo, é quando removemos do corte do vinil o material que não queremos no aplique final. O estilete é uma ferramenta útil neste processo.

Logo após este processo, basta aplicar a máscara de transferência por cima. Esta é responsável para “pegar” o adesivo e transferir para a superfície desejada.

É importante ressaltar que você poderá aplicar em qualquer superfície limpa e lisa. Então, use sua criatividade!

Minha opinião sobre o investimento

Você vai compreender com o tempo como fazer adesivos de maneira simples e prática. Mas leve em conta todas as situações possíveis e seu custo. Há determinados adesivos que são impossíveis de fazer em casa, como adesivos para envelopamento de carros. Este precisará de um plotter para impressão com tinta solvente. Adesivos com impressão sobre a cola, daqueles que colamos por dentro do vidro também é uma impossibilidade.

Foque no que é possível fazer dentro das suas possibilidades e planejamento. Se deseja ganhar um dinheiro extra, é uma boa opção investir em equipamentos melhores. Se deseja apenas fazer um trabalho esporádico, melhor investir pouco dinheiro.