Muita gente imagina assim como eu que criar carimbos é algo complexo… Eu cheguei a imaginar um processo industrial, com prensas e tudo mais para criar o carimbo.

Na verdade o processo é extremamente simples e com investimento baixo. Você pode ganhar dinheiro com carimbos, fazendo na sua casa em alguns minutos.

Para entender o processo, precisamos antes de mais nada ter uma noção básica do mesmo. Então antes de explicar passo a passo, vou fazer um resumão, para você ter uma visão geral do processo.

Visão Geral – Como fazer Carimbos

Você irá utilizar uma máquina como a CarimFlex MV POP G4, que possuem lâmpadas em seu interior. O primeiro passo é imprimir um negativo, onde a luz só atravessará a parte que você deseja fazer o carimbo. Você irá preparar a superfície com um gel chamado de foto polímero e irá acendender as lâmpadas em cada lado do seu futuro carimbo por determinado tempo. Após isso irá mergulhar o carimbo em água e catalisador XelfMirac e ligar as lâmpadas por alguns minutos. No final teremos o carimbo pronto.

Simples assim!

O Negativo

Para fazer o negativo você só vai precisar de folhas de film resinado para negativo. Neste tutorial estarei utilizando da marca Kromata. Você pode imprimir na sua impressora de casa mesmo, o ideal seria impressoras epson com tanque de tinta. Também há diferença na qualidade de cores da sua impressão. Também utilizei tinta específica para negativos da linha Kromata.

Basicamente é uma transparência especial, onde tudo que estiver transparente será seu carimbo final e o que estiver preto será a base do nosso carimbo. Para facilitar a vida e criar seus próprios negativos com facilidade eu recomendo o BStamper. É um site feito especificamente pra você criar a arte dos negativos do seu carimbo, é claro que você pode criar a sua arte em qualquer programa, mas o BStamper facilita muito a vida.

Conseguindo começar a entender como fazer carimbos?

Passo 1 – Preparação

Coloque o vidro em sua MV POP e em seguida o negativo, de forma a ficar legível. Cubra o negativo com folha pet e em seguida fixe a folha PET ao vidro.

Após isso você precisará envolver o negativo com um material chamado guarnição. Ele é responsável por manter o polímero líquido, dentro da área do negativo. Ele também tem o papel de definir a altura correta do polímero.

Se ficar bolhas, espete com uma agulha para estoura-las. Cubra o polímero com folha base ou substrato.

Em seguida coloque o segundo vidro do kit e segure os dois lados com as presilhas do kit.

Passo 2 – Criando o carimbo

Antes de explicar essa parte, vamos entender como fazer o carimbo. A luz da máquina irá endurecer o polímero. Antes de começar esse passo iremos inverter o vidro, deixando a leitura do carimbo contrária. Deixaremos a luz por um tempo curto, isso irá criar a base do carimbo. Neste momento inverteremos o mesmo e deixaremos a máquina ligada por mais tempo. Neste momento a luz só passara pela parte transparente do negativo, endurecendo o polímero somente na área do carimbo, fácil não?

Vamos lá!

Gire o vidro prensado, como preparamos no passo um, deixando o carimbo de forma espelhada.

Feche a tampa da máquina e ligue-a de 15 a 30 segundos. Esse tempo irá variar dependendo das condições climáticas da sua região, se é mais frio ou mais quente.

Desligue a máquina de carimbos e inverta novamente os vídeos. Feche a tampa e ligue a máquina de 1 minuto e 30 segundos à dois minutos.

Importante! Cronometre! O tempo de exposição do polímero à luz é vital para ter o carimbo perfeito.

Passo 3 – A finalização do seu carimbo

Neste momento você terá seu carimbo colado a sua folha base ou substrato. Bastaria lavar em água corrente com sabão, de preferência detergente.

Após essa primeira limpeza é hora de retornar a máquina de carimbos para dar o banho final no carimbo com o catalizador de fotopolímero XeflMirac. Ele é responsável por endurecer por final o seu carimbo.

A embalagem do seu xeflmirac virá com instruções de diluição. De toda forma você precisará colocar o catalizador dentro da banheira que acompanha sua máquina de carimbos, em seguida colocar o seu carimbo dentro, fechar a tampa e ligar a máquina por cerca de 5 minutos.

Passo 4 – Finalizando o carimbo

Há diversos tipos de base, você pode escolher a que funciona melhor para o seu projeto. Neste momento bastaria colocar o seu carimbo na base e começar a carimbar!

Há bases de madeira, plástico, acrílico e automáticas.

Ainda com dúvidas? Que tal uma versão em vídeo?