Como fazer lembrancinhas personalizadas?

Este é um mundo em grande crescimento. Repleto de possibilidades e também riscos inerentes à empreender.

Neste artigo veremos os principais itens que precisaremos para fazer itens personalizados com qualidade. Sendo assim, irei abordar tanto formas ideais de trabalho quanto formas mais simples e iniciantes de se começar.

Precisamos compreender que para tudo na vida temos um ponto de pardita e desta forma, não devemos aguardar o momento ideal para começar pois ele pode nunca chegar.

Comece agora!

Como fazer lembrancinhas personalizadas - pacote de arquivos foison

Foto de uma parte do pacote de arquivos para clientes Foison Brasil.

Os tipos de itens personalizados

Você pode ter chegado até este post sobre como fazer lembrancinhas personalizadas com o foco em papelaria personalizada. Mas esta é só a pontinha do iceberg do mundo dos personalizados.

Antes de ir além vamos compreender o que pode ser feito.

Papelaria Personalizada:

  • Caixinhas personalizadas
  • Adesivos Personalizados
  • Itens prontos com personalização
  • Topo de bolo
  • Convites

Entre outros… Normalmente neste nicho utilizamos apenas itens personalizados em papel.

Sublimação:

  • Camisas
  • Canecas
  • Squeezes
  • Chinelos
  • Louça
  • Mousepad
  • Bolacha de Chopp
  • Quebra-cabeças
  • Quadros em MDF
  • Azulejos
  • Capas de Celular

Entre outros… A arte da sublimação é bem simples mas exige muitos itens para começar.

Vale ressaltar que você pode incluir muitos itens além dos informados em outras áreas, itens como carimbos, adesivos em vinil para vitrines e paredes, transfer, silk screen entre outros.

Sendo assim deixo um alerta. Cuidado com a ideia de fazer de tudo. Escolha o que mais se identifique e seja muito bom nisso.

Como fazer lembrancinhas personalizadas – Papelaria Personalizada

Impressora Fotográfica: O primeiro item da sua lista deve ser uma impressora com qualidade fotográfica. Esta seria a forma ideal mas… Se você já tem uma impressora em casa que imprima com qualidade legal, pode começar com ela.

Plotter de Recorte ou Cortadores: Neste momento você pode estar pensando… ok! Mas e como eu corto? Entenda… Há diversas formas de realizar cortes de papel. No mundo ideal eu lhe indicaria começar com um plotter de recorte. Há diversos plotters no mercado, os que uso são da marca Foison, mas há mais baratos como Silhouette, ScanCut, Sizzyx entre outros.

Contudo eu entendo que quando estamos começando normalmente não temos um bom valor para investir. Desta forma você pode começar a fazer seus itens personalizados como eu comecei, 7 anos atrás. Cortadores, Furadores e Guilhotinas. Sim, compreenda que este será um trabalho mais artesanal e massivo.

Para guilhotina eu recomendo as do tipo “facão”. Não são bonitas mas, são muito mais duradouras levando em conta outros modelos.

Furadores Circulares: Sim! Este é o nome… Normalmente buscamos por cortadores e por isso não encontramos este bendito item (kkkkk). Recomendo iniciar com alguns tamanhos… 2,5cm, 3,8 e 5 cm.

Preciso lembrar a importância de se trabalhar com um computador! Se você deseja ser profissional da área, fuja da ideia de trabalhar utilizando seu celular pois isso irá atrasar e muito o seu trabalho e prejudicar sua produtividade. Sem contar que será impossível fazer algumas tarefas. Há quem diga, mas é possível! Pode até ser… Mas sem dúvidas não compensa.

Como fazer lembrancinhas personalizadas – Sublimação

Para começar a fazer itens personalizados com sublimação, você irá precisar de um computador também. Em seguida, vamos para os itens necessários.

Impressora Epson com Tinta Sublimática: A impressora mais recomendada para sublimação são as da marca Epson, de preferência linha L com Ecotank. A tinta para sublimação é diferente da tinta que vem na impressora. Recomendo fortemente que compre sua impressora sublimática com uma empresa que já vende com esta tinta. Recomendo e uso as tintas da Economizou.

Prensas térmicas: Se você ainda não sabe o que é sublimação, veja este artigo. Para sublimar utilizamos temperatura, pressão e tempo. Logo precisaremos de uma prensa térmica. Recomendo que tenha duas prensas, uma de canecas ou cônica e uma plana, preferencialmente no tamanho 40×60. Para que no futuro com sua evolução você possa mudar apenas a impressora e migrar para o tamanho A3.

Itens sublimáticos: Compreenda que não são todos os itens que são passíveis de sublimação. Sendo assim é vital comprar itens para sublimar em lojas específicas. Muitos deles são resinados para receber a sublimação ou contém poliéster em sua composição.

Ok! Mas e as artes?

Este é um ponto crítico para fazer itens personalizados. Desta forma eu recomendaria que você se dedicasse a aprender o máximo possível sobre criação de artes. Também utilize programas profissionais e não importa qual deles. Eu sem dúvidas prefiro o Photoshop, utilizo e ensino este programa para 96% do que faço.

Há quem prefira o Core ou Illustrator. ok! A ferramenta não faz o profissional, mas ajuda bastante kkkkk.

Mas Silvio eu não sei nada! Estou começando, como fazer lembrancinhas personalizadas levando em conta este cenário? Ai esta a magia da globalização e da internet. Há muitos sites vendendo e até mesmo doando artes como o Fazendo a Nossa Festa, por exemplo, que esta repleto de artes gratuitas.

Especialmente a potter Silhouette tem um verdadeiro ecosistema de venda e distribuição de kit de arquivos prontos. A Foison Brasil que é parceira do meu canal, pensando nisso criou um pacote com 100 arquivos prontos para seus clientes, sendo assim, sua vida fica mais fácil mesmo se optar por um plotter profissional. Para ser sincero eu não acho que esta seja a melhor forma, mas sim, é possível.

Eu gosto de pensar que se você esta entrando neste mundo é porque gosta de personalizar algo… Dar o seu toque pessoal à um item. Ficar replicando uma arte feita dos demais não deixa de ser personalizar um item, mas você vai apenas alterar a personalização que alguém já fez.

Minha opinião sobre o assunto…

Recomendo fortemente que crie seu próprio estilo. Sim, isso irá consumir tempo e não acontecerá da noite para o dia. Mas isso será importante para diferenciar sua marca das demais. Além disso a autonomia na criação e alteração de artes fará o seu dia mais fluido e produtivo sem contar a satisfação do seu cliente final que é vital para a longevidade do seu negócio.

Se você esta fazendo como hobbie, fique a vontade para ignorar esses conselhos mais profissionais! =)