Como se manter motivado para alcançar seus objetivos?

A primeira e mais importante coisa é ter em mente onde se quer chegar ou que se quer obter. Parece obvio porém a maioria das pessoas não tem um objetivo específico, quase sempre é algo muito vago. Ah! Eu quero melhorar a vida! Ah eu quero ter dinheiro!…

Nahhh… foque em alguns objetivos por vez e seja realista. A quebra de expectativa de forma negativa, quando colocamos um objetivo muito grande e provavelmente impossível, é um dos principais fatores desmotivantes. Nos passa a sensação de que não conseguiremos bater outras metas.

Se a sua meta for grande, divida ela em passos menores… Logo, poder de quebrar uma meta grande em várias metas menores não só tornará esta meta possível de se alcançar, como irá te manter motivado a cada meta menor batida.

Até ai eu entendi, mas, e agora? Como me manter motivado? A resposta a pesar de simples pode não ser tão fácil de se executar. Vou explicar… Há coisas na vida que são simples porém extremamente difíceis.

Acordar cedo todos os dias, na mesma hora por exemplo, é simples! Mas sem dúvidas não é fácil! Disciplina é complicado!

Vou te explicar como eu faço seguindo duas dicas, que por si só se completam. Basta usar a Emoção em conjunto com a Razão.

Entendendo melhor como se manter motivado

Como se manter motivado utilizando a lógica e as emoções.

A emoção

Uso a emoção para me manter motivado quando não há motivos lógicos para correr atrás da meta. Por exemplo… Acordei e decidi que desejo fazer dois vídeos por semana no YouTube, porque? Porque eu quero, kkkk… Então eu preciso encontrar motivos emocionais para correr atrás dessa meta… Como se manter motivado neste caso em que não temos uma razão lógica por trás? Eu por exemplo gosto de pensar que meus vídeos e até mesmo este artigo, serão de grande utilidade para meus seguidores. Com capacidade de mudar suas vidas para melhor. Tenho como missão mostrar ao maior número de pessoas que sim é possível mudar sua vida para melhor. Não é fácil, mas é possível.

Então só o fato de pensar nisso, emocionalmente fico repleto de vontade de fazer mais. No seu caso você pode entender como se manter motivado se conhecendo e sabendo o que emocionalmente te faz ir a diante. Pode ser dar algo para seus filhos, pode ser fazer uma viagem ou qualquer coisa que faça seu coração bater mais forte.

Lembrando que neste caso não precisa ser nada plausível, somente emocional.

A lógica ou razão…

Usando ainda o mesmo exemplo, vamos supor que a emoção com este motivo, simplesmente desgastou…. Como assim! Emoções não desgastam! Bem… Preciso dizer que sim! Emoções tem força, poder e intensidade… Quando você pensa neste motivo do porque faz o que faz e de repente não se sente mais motivado para continuar, é sinal que esta emoção já não é o suficiente! Neste caso, ligue para a dona Razão para reativar essa motivação.

Vamos lá, a emoção desgatou e eu já não me sinto motivado a continuar a fazer dois vídeos para o youtube por semana, como no nosso exemplo. Agora eu preciso encontrar algo realmente racional que me leve a querer seguir a diante.

Com quase 3 anos de youtube eu já acompanho a plataforma a tempo suficiente para saber que quanto mais vídeos eu fizer, mais a plataforma entenderá que eu tenho compromisso e melhor posicionado eu estarei e logo encontrarei ainda mais pessoas. Olhando para trás consigo entender que cresci muito mais nos períodos em  que estava mais dedicado e presente. Sendo assim, é lógico pensar que racionalmente falando, eu preciso continuar semeando novos conteúdos para que possa alcançar ainda mais audiência. e é neste momento que a lógica chama a emoção para conversar e restaura o foco e a motivação para ir além.

Conclusão… Como se manter motivado?

Use a razão para reativar o animo quando a emoção falhar… Quando a razão ou lógica falharem é hora de chamar a emoção para conversar… E assim por diante… Compreende? Se manter motivado, focado e otimista não é uma tarefa fácil. Mas, se você quer ir além e conseguir fazer mais que a maior parte das pessoas fazem, é preciso continuar se mantendo motivado.

Tente ter sempre em mente que nem tudo que é simples é fácil e nem tudo que é fácil é simples.

Abra sua mente, conheça a si mesmo e me responda, o que te faz ir além? Qual a razão ou emoção que te faz ir além?

Muito sucesso!