Da série minhas ploterrs, ferramentas #foisonbrasil – Da esquerda para a direita vamos lá… 1- Porta lâmina de clique. Númerado facilita salvar configurações de corte, posicionando a lâmina com mais facilidade em uma posição que deu certo antes para determinado material. Utiliza lâminas padrão #roland

2- Porta lâmina antigo. Maior precisção e controle para posicionar a lâmina exatamente onde desejado mas, com dificulade de guardar presets. Utiliza lâminas padrão #mimaki

3) Porta ponteira diamantada e vinco 2 em 1. Modelo antigo onde tínhamos em um lado ponteira diamantada para gravações e do outro ponteira para vinco.

4) Ponteira Diamantada – padrão antigo – Feita para gravações em metal e acrílico.

5) Ponteira de Metal Duro – padrão antigo – feita para gravações em metal e acrílico porém com a ponteira de metal duro. Alternativa mais barata a ponteira diamantada.

6 e 7) Ponteiras de vinco, padrão antigo seguido pelo padrão novo. Possuem duas pontas diferentes, arredondadas na ponta, uma mais fina e uma mais grossa. Sua função é fazer vinco para dobra ou trabalhos em baixo relevo.

8) Porta Canetas – Normalmente utilizado para testes, mas com criatividade podemos utiliza-lo para desenhar o que quisermos com ou sem preenchimento.

Nota: Quando falo de padrão antigo e padrão novo me refiro a espessura diferente das ferramentas. Sua função permanece a mesma.

Você conhecia todas elas ? – Comente ai!
Até onde sei no brasil apenas a @foisonbrasil revende essas ferramentas originais Foison.