Encontrando alternativas dentro do seu ramo.

É normal querermos ficar dentro do que estamos habituados a fazer, e simplesmente encontrar soluções para continuar vendendo no mesmo ramo.

É possível? Claro, mas precisaremos de muita criatividade e mais do que nunca entender o que esta acontecendo de maneira diferente.

Compreenda que, festas com grande número de pessoas serão evitadas, logo nosso ticket médio por festa diminuirá.  Festas de pequeno porte devem continuar acontecendo. Pais e mães continuaram fazendo pequenas comemorações em casa, para não deixar em branco o aniversário do seu filho. Acredite, minha filha faz aniversário dia 5 de abril, falta pouco e nada estará normal até lá.

A diferença é que neste ponto eu mesmo posso criar itens para não passar em branco.

Sendo assim, a ideia é fazer kits menores pré-fabricados ou sobre demanda, onde mudaríamos apenas os dados do aniversariante.

Outro ponto importante é entender que há itens que não mudam, continuam sendo um por festa como é o caso do topo de bolo. Invista pesado neste item pois, independente do tamanho da comemoração ele esta em alta e continuará sendo vendido.

Lembra do que falei sobre o aumento das vendas online? Pois é, invista pesado no online. Nas suas redes sociais, na entrega. Seja encontrado online até mesmo no seu bairro, realizando entregas ou aceitando retiradas. Explore o Google meu negócio, que é uma ferramenta gratuita e te coloca no mapa. Use OLX, Facebook, Instagram etc…

É importante saber também que é bem provável que o fenômeno do preço extremamente baixo tende a acontecer com ainda mais força. É importante manter a calma e não julgar. Não sabemos a situação em que a pessoa esta, se você passar por real dificuldade tenho certeza que aceitará vender a qualquer valor, mesmo que esteja perdendo para simplesmente transformar material estocado em dinheiro.

Itens mais duradouros como agendas, planers, marca página e itens sublimáticos duradouros tendem a ser uma boa alternativa.

Canecas, chaveiros, quadros de MDF, porta chaves entre outros. Isso é claro, se você também trabalha com sublimação. Se este não for o caso, podemos partir para cadernos personalizados, tendo em vista que agenda à essa altura do campeonato é mais difícil de vender.

Demanda natural e/ou Demanda Provocada

Agora a gente chega em ponto crucial da mudança de estratégia. Normalmente estamos acostumados a trabalhar sempre com o mais fácil, e nesse caso específico, com a demanda natural.

Produzimos normalmente os itens que sabemos que tem procura. No caso de personalizados caixinhas e adesivos são o foco. No caso de sublimação a tendência é ficarmos em camisas e canecas brancas. Concorda comigo que é natural focar no que mais vende ou no que tem mais procura?

Basicamente, quando passamos a vender produtos que não tem essa demanda natural, precisamos partir para o ataque. Sim meu caro… é o momento de ir pra cima, bombardear seu cliente com o que você tem a oferecer. Pare e pense.  Não adianta ter em casa, um produto fantástico que imprime, corta, etiqueta e ainda vai no correio pra você, chama-lo de CortaEtiquetaPosta2000, se ninguém souber que este produto existe. Dai vem a necessidade de provocar essa demanda, mostrar que que o que você esta oferendo é real, funciona e tem utilidade.

É nesse ponto que você precisará criar os itens diferentes e partir para o ataque. Seja visto, mostre a eficácia ou utilidade do seu produto e venda. Parece simples mas não é. Por isso foque. Escolha alguns produtos diferentes para trabalhar e concentre seus esforços nele.

Lembrando que não é porque você esta criando novas alternativas que precisa encerrar as tradicionais ok? Se houver demanda, atenda! =)