Minha visão do cenário e possibilidades

Bom, todos estão ligados e antenados na pandemia do corona vírus. Isso é fato, são tantas possibilidades negativas que entramos em uma espiral de ansiedade que acaba nos deixando sem ação.

É importante avisar que durante toda essa série, vou expressar as minhas opiniões particulares, e quando falo sobre o futuro também é uma opinião, não uma previsão mística.

O que precisamos entender é que este cenário trás mudanças nos hábitos das pessoas. É bem provável que as vendas online disparem, pois além de termos lojas fechadas, queremos evitar contato.  Ao mesmo tempo que as festas e eventos, que geralmente é o foco do nosso trabalho, cairão com bastante força. Pense, se não podemos ter aglomerações, não teremos festas.. Mesmo as autoridades autorizando em sua maioria eventos com até 50 participantes, a maioria vai preferir mandar o presente sem ir a festa.

Com as medidas de quarentena, ao meu ver, teremos pontos de isolamento no nosso país. Partes irão funcionar com restrição e partes ficarão completamente travadas por certo tempo. O que precisamos no momento é tentar manter a calma e sim, eu sei que é difícil… E procurar alternativas para manter nossos negócios vivos durante este período.

Sim, eu falei manter. Alguns poucos negócios irão evoluir neste momento. O impacto econômico é quase de um pós guerra.

Vale ressaltar que mesmo que uma cura fosse descoberta agora, o pânico já foi instaurado e teremos fortes impactos econômicos.

Muito se fala sobre a quarentena e a possibilidade dela durar meses ou semanas. Todos estão achando que após este prazo tudo voltará a ser normal. Infelizmente eu não acredito que isso vá acontecer. Muito provavelmente o impacto na economia será grande e duradouro. Mas porque eu estou falando isso? Para que você se prepare. Mais do que nunca é importante manter os pés no chão.

Investir com assertividade, pensar duas, três vezes antes de agir e principalmente ter presença online.

O Confinamento mudará bastante a percepção das pessoas sobre as compras online o que deve aquecer o setor daqui pra frente. O mercado de home office também pode sofrer mudanças radicais por conta deste cenário.

Resumindo a ópera, o buraco é mais fundo do que podemos ver, por mais que a vida fique mais suave após o término da quarentena, não será as mil maravilhas. Nós estamos acostumados a nos endividar para fazer eventos grandes, como por exemplo aniversários de 15 anos. Depois deste “evento” onde estamos sendo atingidos por um meteoro invisível, talvez as pessoas fiquem mais cautelosas com dívidas de longo prazo.

É importante se manter trabalhando (se possível), se não, estude e seja otimista, se mantenha ativo.. Sem otimismo e visão de futuro, nós simplesmente não agimos.

Vale lembrar que em toda crise há oportunidades. Como o clichê diz, enquanto uns choram outros vendem lenços. Como empreendedores precisamos pensar de maneira criativa como sair dessa.

A palavra chinesa crise, é formada por dois ideogramas. Perigo + Oportunidade = Crise.

Não sei você, mas eu prefiro ver o copo meio cheio.

Vamos deixar bem claro que há ainda um outro fator que devemos levar em consideração, chama-se demanda reprimida.

A Demanda reprimida é quando um cliente deseja comprar algo mas não pode, seja porque as lojas estão fechadas ou porque o produto esta em falta. Pensando dessa forma, assim que tudo se normalizar, porque vai normalizar, essa demanda tende a vir com força. A regra de outro agora é, mantenha seu negócio vivo e prepare-se para a demanda reprimida pós crise.

Amanhã vamos conversar sobre como reagir às notícias?