Quando falamos de lâminas para plotter de Recorte, todo mundo acha que é exatamente a mesma coisa, mas não é.

Antes que eu me esqueça, lâmina, faca, agulha, são nomes diferentes para a mesma coisa. O trequinho que corta o material no nosso plotter de recorte kkkkkk.

Primeiro vamos entender o que sãos famosos “padrões” de lâminas. No mundo são 3 as maiores produtoras de plotter de recorte que brigam entre si, são elas Roland, Graphtec e Mimaki.

Cada uma dessas marcas tem padrões de lâminas diferentes, como você pode ver na foto. Da esquerda para a direita, Mimaki, Roland e Graphtec.

Tendo em vista este cenário, outras marcas de plotter tendem a “adotar” estes perfis. Sendo assim eles se tornam “padrões”. É comum ouvir,”a plotter foison usa qual padrão de lâmina? Ah! Usa Graphtec, mas já usou Mimaki.”

Agora que você sabe que são 3 os principais modelos de lâminas, vamos falar um pouco sobre as suas diferenças.

Lamina para plotter roland

Lâminas para Plotter Padrão Mimaki

Nesse tipo de lâmina ela é inteiriça em todo o seu comprimento. E na sua extremidade afina para a área útil de corte. Seu tamanho total é de 21,10mm, medido utilizando um paquímetro digital.

Sua espessura é de 1,46mm.

Lamina para plotter roland

Lâminas para Plotter Padrão Roland

As lâminas do padrão Roland se caracterizam pela ponta mais fina que o corpo, tendo o seu corpo quase que inteiriço como no caso da Mimaki mas afinando drasticamente sua espessura na ponta onde entra a área útil da lâmina.Seu comprimento é de 23,20mm e sua espessura (na área de corte) é de 0,98mm.

Lamina para plotter graphtec

Lâminas para Plotter Padrão Graphtec

Já no caso das lâminas da Graphtec, da pra notar que ela é bem diferente em diversos aspectos. Primeiro somente uma parte da base da lâmina é espessa, logo em seguida ela afina até sua ponta onde entra a área útil de corte. E para montar no porta lâmina ainda entra uma mola. Diferente não?

Seu comprimento é de 18,82mm e sua espessura na área de corte é de 0,86mm.

 

Aviso importante:

Cada tipo de lâmina para plotter é feita para um porta lâmina diferente… Não adianta tentar por uma lamina roland em um porta lâmina mimaki porque não vai funcionar.

Isso acontece por conta da estrutura interna do porta lâmina do seu plotter, que muda o rolamento interno para acomodar a lâmina. Sim, as lâminas ficam em um rolamento, que facilita que elas girem durante o corte.

Oshi! Mas a lâmina gira? kkkkk sim! Se não girasse o plotter cortaria em apenas uma direção, mas isso é assunto para outro post!

Te desejo muito sucesso!