Plotter de Recorte com Mira Laser

 

Umas das perguntas que mais recebo sobre plotter de recorte com mira laser é justamente o que é essa mira. Qual a diferença principal entre ela e os sensores disponíveis? Alguns modelos de Plotter de Recorte com Mira Laser como a Foison E24L.

 A mira a laser no plotter de recorte funciona normalmente como um laser, daqueles que você deve ter brincado na infância, ou seja, ele apenas aponta o local, mas é você quem dirá a máquina quando ele esta no local correto.

Com essa tecnologia, você precisará enviar o comando de corte o plotter de recorte com mira laser e pelas setinhas do seu teclado informar ao plotter que a mira esta apontando no local correto. Normalmente este local é o desenho de uma mira.

Ainda esta difícil de compreender? Vamos facilitar as coisas, os plotters de recorte com mira laser não possuem um sensor, ou seja, não tem a capacidade de ler onde estão as marcas de registro, essa leitura é feita manualmente por você. Essa mira laser do plotter de recorte apenas irá te indicar, através da luz, onde a máquina esta alinhada.

Plotter de Recorte com Sensor

Nos plotters de recorte com sensor, no caso dos plotters da Foison, Automarks e Multimarks, eles possuem um sensor ótico, que é capaz de realizar a leitura da marca de registro na folha, sem o seu auxílio direto.

Neste caso o sistema de sensor a laser consegue realizar a leitura da marca de registro no papel e passar a informação de posicionamento para o plotter, ou seja, o sensor “sente” uma informação e a transmite como dados para o plotter de recorte.

Você apenas irá colocar a cabeça de corte na primeira marca de registro e enviar o comando para o plotter de recorte com sensor para que ele inicie a leitura das marcas de registro e prossiga para o corte.

Resumindo então, poderíamos dizer que…

Plotter de Recorte com Mira Laser – Possui um laser que projeta na folha a ser cortada, mas não possui a capacidade de ler, identificar, as marcas de registro na folha.

Plotter de Recorte com Sensor Laser – Possui um sensor ótico que é capaz de realizar a leitura da marca impressa no papel, de maneira automática, assim que o comando é enviado ao plotter de recorte. Neste caso, poderíamos dizer que o Plotter de Recorte com Mira Laser é mais lento que o Plotter de Recorte com Sensor? Não necessariamente! Veja este vídeo.