Plotter Foison

Plotter ainda é uma palavra muito associada a impressos e impressoras de grande formato, os plotters de impressão. Neste caso estamos falando de um Plotter de recorte, mais especificamente da marca Foison. Os plotters de recorte são muito utilizados para o corte de adesivos, vinil, papéis de diversos tipos, mantas magnéticas, tecido, couro, feltro entre outros. Porém se tornou comum o uso de canetas no lugar das lâminas para também produzir desenhos e gravuras. No caso do Plotter Foison, um grande diferencial é a ferramenta chamada Ponteira Diamantada. Com ela é possível gravar em metais, acrílicos, plásticos duros entre outros. Com exatos 10 meses de parceria entre a Foison Brasil e o canal Fazendo a Festa Club, testei bastante a Foison E24L e a Foison C24 Pro Automark. No caso da ponteira diamantada, eu fiz muitos testes em materiais cedidos pela CobraCNC e algumas loucuras como por exemplo pegar a faca de casa (sim, minha esposa reclamou) e gravar o logo da foison nela.

Testes Realizados

Usando uma Foison C24 Pro Automark e uma Foison E24L

Gravação em Metal

Medalha

Gravação em Acrílico

Vinil Adesivo

Vinil Adesivo

Gravação em CD

Eu confesso que sou um pouco turrão. Como vocês sabem minha antiga plotter era uma GCC Expert 24 LX carinhosamente apelidada de Cremilda. A pesar de já ter mais de 6 anos trabalhando com plotter de recorte, o sistema é completamente diferente, incluindo o programa e sua operação. Quando recebi a Foison, achei que iria ser moleza mas não foi. Levei literalmente uma surra, mas porque? Como eu disse, sou turrão e não quiz pedir ajuda aos técnicos, desbravei a máquina sozinho, “na unha”. Então, levando isso em consideração se você esta chegando agora no ramo gráfico, fique tranquilo se precisar de ajuda ou se sentir perdido. Agora vamos ao que interessa!

Foison E24L

500 mm/s Velocidade de Corte 70 cm de boca para corte

Foison E24L

Foi o primeiro Plotter Foison que eu tive contato, como vocês podem ver neste vídeo. De cara foi muito fácil verificar que o material é de alta qualidade, sendo a maioria feito de alumínio. Os 3 roletes são bastante resistentes e a barra central possui partes específicas para ventilação. A velocidade é muito boa, principalmente quando você esta acostumado com umas maquinas mais lentas sabe? Chega a assustar quando começa a cortar! Este modelo tem 500mm/s (5cm por segundo) de velocidade de corte e 500g de força de corte. Lembrando que estas especificações são iguais nos modelos E12L e E48L mudando apenas o seu tamanho. O sistema de mira laser que é utilizado diretamente no corte de contorno, a princípio parece que irá diminuir a sua produtividade. Na verdade é justamente o contrário. Como o ajuste é “manual” ou seja, você alinha aos 4 pontos de registro as marcas de corte pelo teclado e pressiona ok sempre que estiver ok. Com isso você consegue uma velocidade muito alta a cada corte. Quando acostumamos com o sistema conseguimos fazer esta “leitura” mais rápida que a leitura do sensor automark. Sem dúvidas a máquina é recomendada.

Foison C24 Pro Automark

800 mm/s Velocidade de Corte 70 cm de boca para corte

Foison C24 Pro Automark

O Plotter Foison C24 Pro Automark é uma versão superior do modelo E24L. Com o adicional do sensor automark. Elas tem 800g de força de corte e 800mm/s (8cm por segundo) de velocidade de corte. No corpo podemos observar duas diferenças, o acabamento (pintura) é diferenciado e temos uma porta serial de conexão. Na E24L temos apenas uma entrada USB. A facilidade com que a plotter corta materiais mais grossos é assustadora. A velocidade então nem se fala, equivale a 3 máquinas “caseiras” em uma só. O Sensor de corte Automark é inteligente e procura a marca de registro mesmo quando ela não esta na posição certa.

Principais Vantagens

Vantagens

  • Garantia de 2 anos
  • Força de Corte
  • Velocidade de Corte
  • Tamanho da Boca
  • Construção (Materiais)
  • Atendimento e Treinamento

Desvantagens

  • Barra Central não é utilizável em todas a extensão.

Única Desvantagem Observada

Esta desvantagem é parcial, pois não atrapalha de fato a sua utilização. Muitos plotters, incluindo a GCC que eu utilizava anteriormente, possui partes específicas do corpo onde podemos prender os roletes. Afixando assim o material no plotter. No caso da GCC então, o sistema é “pior” pois a máquina faz a leitura da posição dos roletes antes de permitir o corte. Em alguns concorrentes do tipo “xing-ling” a barra central é toda útil, o que faz com que o usuário não precise se atentar a este detalhe. No caso da Plotter Foison temos uma vantagem clara atrelada a desvantagem informada. O plotter Foison possui uma ventoinha na parte central, abaixo da barra central. Essa ventoinha , utilizando os espaços entre cada área útil da barra central é blindada e possui perfurações. Através destes furos, com o auxílio da ventoinha, o material a ser cortado ou a base de corte é puxado para a plotter através da sucção, mantendo a base na posição correta.

O Fazendo a Festa Club indica o Plotter Foison?

A resposta é sim. O mercado de plotters de recorte atualmente possui marcas mais baratas e marcas mais caras para o consumidor final. A Plotter Foison esta na medida certa entre o caro “de marca” populares e o que cabe no bolso. Atrelada a segurança de 2 anos de garantia total. É algo que indico a meus alunos do curso de personalizados. Hoje além da parceria que o meu canal no youtube tem com a Foison Brasil, eu presto serviço diretamente para a mesma. Conheço pessoalmente toda a equipe. Visitei a sede no Rio de Janeiro, atualmente moro em Minas Gerais. Vi o estoque de máquinas e o estoque de peças. Tive a oportunidade de ver um Plotter Foison aberto. Com isso a sensação de confiança é muito grande e posso afirmar, comprem sem medo. Atualmente trabalho para a Foison Brasil como especialista em plotter de recorte, criação de novos produtos e marketing. Desta forma, se decidiu, é uma Foison que eu quero. Me procure diretamente no whatsapp (32) 9 8896-3356 ou [email protected]